Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diretores Recebem Orientação Sobre Censo Escolar 2011

A partir desta quarta-feira, 18, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza reunião sobre o Censo Escolar da Educação Básica 2011. Voltada para diretores e secretários de escolas, centros municipais de educação infantil (Cmei) e unidades conveniadas, a formação ocorre até sexta-feira, 20, no auditório da sede administrativa, localizado no Setor Universitário.

O repasse de informações será feito pela manhã e à tarde, obedecendo ao cronograma previamente divulgado. O objetivo é orientar as instituições da rede municipal de Goiânia quanto ao preenchimento do sistema Educacenso realizado via internet, assegurando assim uma eficiente coleta de dados.

Para Welington Divino, chefe do Setor de informações e dados do Departamento de Administração Educacional da SME, a ação visa subsidiar o planejamento e a organização do Sistema Educacional de Goiânia. "É importante que o envio dos dados seja preciso, pois o que é informado por meio do Censo vai subsidiar políticas públicas, como por exemplo o cálculo de verbas federais", afirma.

A partir de 25 de maio, os gestores poderão acessar o sistema Educacenso e dar início à coleta dos dados educacionais pela internet. O prazo para o preenchimento e envio das informações é 5 de agosto.

Censo Escolar
Realizado anualmente, desde 1991, a ação é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), o levantamento dos dados engloba instituições públicas e privadas de todo país.

Por meio do Censo, são coletadas informações sobre alunos, professores, turmas, servidores e aspectos da própria escola, como infraestrutura, equipamentos, participação em programas e dados educacionais como modalidades e etapas de ensino oferecidas.

Os dados coletados servem como subsídio para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. Além disso, auxiliam na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário