Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fim da greve dos médicos da Rede Municipal de Saúde

Depois de 20 dias de paralisação, os médicos da rede municipal de saúde em Goiânia voltaram às atividades nos Cais e Ciams nesta terça-feira (13). O Diretor do Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) Robson Azevedo afirmou à repórter Nathália Lima que a categoria aceitou o modelo de agendamento de consultas proposto pelo Ministério Público.
“O escalonamento é uma ideia que na teoria é até muito boa, mas na prática não funciona como a Secretaria queria. Com horário marcado, muitos pacientes que necessitam de transporte coletivo ou de carona, a maioria deles chegava adiantada ou atrasada, e com isso eles perdiam a consulta e o médico não poderia atendê-los”, explica.
Segundo ele, um problema de ociosidade se iniciou ao ter um médico parado e um paciente sem poder entrar. O Ministério Público fez uma proposta dividindo por segmentos de horário. Neste caso, se o paciente está agendado para as 07h00, ele pode chegar até as 07h40.
Mesmo com a mudança, os pacientes devem continuar agendando os atendimentos pelo Tele-Consulta. Sobre a reivindicação de aumento salarial, Robson Azevedo destaca que as negociações continuam, porém com os médicos trabalhando.
Os médicos exigem melhoria salarial com adoção do piso da Federação Nacional dos Médicos (Fenan) de R$ 9.188,00. Atualmente, de acordo com o Diretor da Simego, para 20 horas semanais, os médicos recebem R$ 1.950,00, mais gratificações.

Fonte: Portal 730

Nenhum comentário:

Postar um comentário