Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Inscrições para educadores populares

Educadores que queiram atuar no Programa AJA Expansão/Brasil Alfabetizado podem se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) até o dia 31 de agosto. Os candidatos a educadores populares devem organizar turmas de adultos e jovens com idade superior a 15 anos que ainda não passaram pelo processo de alfabetização. As aulas serão ministradas em escolas ou outros espaços alternativos como associações, igrejas e sindicatos.

As inscrições podem ser realizadas na Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos da SME. O nível de escolaridade mínima exigida é o ensino médio. Os interessados devem apresentar documentos pessoais, como carteira de identidade e comprovante de endereço, além da cópia do diploma de conclusão do ensino médio.

Educação e cidadania

Desde 2001 a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza o Programa Aja-Expansão, com o objetivo de criar salas de alfabetização de jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade. Os professores são selecionados e passam por formação continuada para atender às especificidades desta modalidade de ensino. Trata-se de uma parceria com o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Alfabetizado.

As turmas de educadores têm aproximadamente 24 alunos que frequentam aulas de 2ª a 5ª feira, num período de 2 horas e 30 minutos. Uma vez por semana, às sextas-feiras, os professores participam de curso de formação, promovido pela SME, para atualização e troca de experiências. Eles recebem uma ajuda de custo e cumprem uma carga horária de 12 horas semanais.


Fonte: Prefeitura de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário