Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Prefeito assina pacote de medidas para a guarda e lança novo uniforme da corporação

O prefeito Iris Rezende assinou na manhã desta sexta-feira (26/03/2010), em solenidade no Paço Municipal, pacote de medidas para valorização e fortalecimento da Guarda Municipal de Goiânia. Na ocasião, também foi apresentado o novo uniforme e equipamentos recém adquiridos pela corporação.
Entre as medidas assinadas está o envio de mensagens á Câmara Municipal com projetos de lei para as criações do Código de Ética dos servidores da GM, do Grupo de Gestão Integrada Municipal – GGIM e da da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC. Também foi enviado ao Legislativo Municipal projeto de lei que institui o Regime Especial do Trabalho Policial – RETP. O prefeito assinou ainda decreto com o Termo de cessão de uso para construção do novo quartel da instituição no Setor Santa Genoveva.

O GGIM

Entre as propostas encaminhadas à Câmara, está a criação do Grupo de Gestão Integrada Municipal que servira como um canal de interligação entre todos os órgãos de segurança pública, que atuam no município. Orgão será presidido pelo prefeito, composto de agentes da área de segurança pública e gerenciado por servidores da GM especializados no assunto. O Grupo tem por objetivo identificar oportunidades que proporcionem a prevenção da violência de maneira integrada, envolvendo os segmentos de segurança pública na criação de propostas e avaliações sobre sua atuação na prevenção e no combate à violência.
Para o presidente-comandante da Agência da Guarda Municipal de Goiânia, coronel Gercy Joaquim Camelo, a Capital não tinha condições municipais de defesa civil e somente agora é que foram transferidas as responsabilidades à Guarda Municipal. “Hoje é um marco na história dessa administração e também para a corporação”, revelou.
Segundo Gercy, hoje estão sendo atendidas reivindicações antigas da corporação. Medidas que irão ampliar a atuação e modernizar a corporação. “Nós vamos retribuir prestando o melhor serviço que uma Guarda Municipal pode prestar a sociedade.”
O presidente do SindiGoiânia, Carlos Antônio Ramos Alencar, o Carlão, destacou que o prefeito Iris Rezende promete e cumpre. “O critério da verdade é a prática”, disse. O sindicalista lembrou que as conquistas dos trabalhadores são resultado do diálogo entre a entidade e o poder Executivo. “Foi-se o tempo que se resolviam as questões batendo de frente com a administração. Resolvemos tudo na mesa de negociação e o prefeito tem cumprido todos os compromissos assumidos com o Sindigoiânia”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

quarta-feira, 24 de março de 2010

Aposentadorias...

* Aposentadoria por invalidez - A aposentadoria por invalidez é precedida por várias licenças médicas (no mínimo 60 dias), sendo estas avaliadas pela Junta Médica, a qual cabe a decisão da aposentadoria por invalidez.
Obs.: Esta aposentadoria será proporcional, salvo as disposições contidas em lei (CF/88);
* Aposentadoria compulsória (obrigatória) - se dá aos 70 (setenta) anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição;

* Aposentadoria por idade - O servidor pode requerer sua aposentadoria por idade a partir dos 60 (sessenta) anos de idade se mulher, e 65 (sessenta e cinco) anos se homem.
Obs.: Esta aposentadoria é proporcional;

* Aposentadoria de professores - Para aposentadoria integral e voluntária de professores que comprovem exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio o tempo de contribuição é de 30 (trinta) anos para mulher e 35 (trinta e cinco) para homem, sendo que a mulher terá 20% de bônus e o homem terá 17%, calculado sobre o tempo anterior a 16/12/98;
Obs.: Idade mínima para mulher: 48 anos; Idade mínima para homem: 53 anos;

*Aposentadoria por tempo de serviço - A aposentadoria por tempo de serviço é um benefício adquirido pelo servidor por um certo tempo de serviço prestado, podendo ser ela integral ou proporcional.
Integral: Para o servidor aposentar integralmente ele precisa ter cumprido um tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público, cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria e ter prestado serviço durante 35 (trinta e cinco) anos para homem e 30 (trinta) anos para mulher, sendo que o mesmo terá que cumprir 20% de pedágio sobre o tempo que falta para completar sua aposentadoria, calculando os 20% sobre a data-base: 16-12-1998. Proporcional: Para o servidor aposentar proporcionalmente ele precisa ter cumprido um tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público, cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria e Ter prestado serviço durante 30 (trinta) anos para homem e 25 (vinte e cinco) anos para mulher, sendo que o mesmo terá que cumprir 40% de pedágio sobre o tempo que falta para completar sua aposentadoria, calculando os 40% sobre a data-base: 16-12-1998. Maiores Informações: Departamento Geral de Pessoal, Assessoria de Planejamento e Assessoria Jurídica.

Fonte: SMARH

Informações sobre movimentação

Seguem informações referentes às possibilidades de movimentação dos servidores.

*Remoção (efetivos e comissionados) - A remoção ocorre dentro da Administração Direta. Primeiramente o servidor tem que ir ao Departamento de Recursos Humanos, na Divisão de Recrutamento, Desenvolvimento e Seleção, onde receberá um formulário de movimentação. Posteriormente, o órgão requisitante preenche o formulário com a assinatura do titular da pasta. Para o ato ser concluído tem que haver concordância das duas partes. Retorna a SMARH na Divisão de Recrutamento, Desenvolvimento e Seleção. A mesma encaminha para a Divisão de Expediente para fazer portaria e concretizar o ato.
Obs.: O servidor só poderá ir para outro órgão após a conclusão do ato, pois se ele for antes pode haver problemas como bloqueio de pagamento, abandono de cargo, etc;

*Redistribuição (efetivos) - A redistribuição ocorre da Administração Indireta para Direta e vice-versa. Primeiramente o órgão interessado tem que fazer um expediente solicitando o servidor. A SMARH autua o processo com todas as informações, posteriormente o processo vai para a pasta de lotação para que seu titular se manifeste, e em seguida é encaminhado à Secretaria de Governo, para expedição do ato do Prefeito (decreto).
Obs.: Se o titular da pasta de lotação não autorizar o processo termina por aí; porém o servidor tem direito de pedir revisão. Se o servidor quiser retornar a sua antiga origem tem que fazer o mesmo procedimento;

*Disposição (efetivos e comissionados) - A disposição é a movimentação do servidor para órgãos externos. A disposição só ocorre com o ato do prefeito (decreto ou ofício). O servidor pode ir à disposição para qualquer órgão público (municipal, federal ou estadual); poderes (executivo, legislativo ou judiciário) ou entidades que mantém convênio com a Prefeitura.
Obs.: O servidor que está a disposição pode voltar a qualquer momento. É só trazer o ofício para SMARH na Divisão de Recrutamento, Desenvolvimento e Seleção. Sempre que o servidor for colocado à disposição com ônus para o Município, a lotação do mesmo passa a ser a SMARH;

*Cessão - O servidor presta serviços em outro órgão em um determinado período, voltando ao órgão de origem no primeiro dia útil após o término da cessão.
Obs.: A cessão se dá pelo secretário;

Fonte: SMARH


terça-feira, 23 de março de 2010

Informações sobre licenças

Seguem informações sobre as licenças as quais os servidores tem direito..

*Licença Prêmio por assiduidade (efetivos)
- É um benefício adquirido pelo servidor após cinco anos ininterruptos de trabalho.A mesma deve ser requerida na secretaria de lotação do servidor com a autorização do titular da pasta. Se a autorização for concedida, o processo é enviado para SMARH. Chegando ao departamento geral de pessoal ele é encaminhado para a Divisão de Cadastro Funcional para informações funcionais e financeiras do servidor. Posteriormente vai para a Divisão de Expediente para conceder o ato.

Obs.:O servidor que estiver com mais de 3 (três) anos na função gratificada permanece com a gratificação; do contrário ele perde a mesma. O servidor pode ser exonerado da função de confiança nesse período, porém permanece com o percebimento da gratificação até o final da licença;

*Licença para interesse particular (efetivos) - A Licença para interesse particular é um benefício adquirido pelo servidor após a conclusão do estágio probatório (3 anos), sendo que esta licença é concedida sem remuneração. A mesma deve ser requerida na secretaria de lotação do servidor com a autorização do titular da pasta. Se a autorização for concedida, o processo é enviado para SMARH. Chegando ao departamento geral de pessoal ele é encaminhado para Divisão de Cadastro Funcional para informações funcionais e financeiras do servidor. Posteriormente vai para a Divisão de Expediente para conceder o ato.
Obs.: O servidor pode gozar desse benefício por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos em caso de necessidade. Caso o servidor queira retornar antes do tempo previsto, o mesmo pode requerer o seu retorno. O servidor que gozar de Licença para Interesse Particular não fará jus as férias-prêmio do referido quinquênio;

*Licença para tratamento de saúde - Esta Licença é um benefício concedido ao servidor para tratamento de saúde, podendo ser gozado num período de até 2 (dois) anos. A Licença para tratamento de saúde deve ser requerida na Junta Médica.
Obs.: O servidor continua recebendo normalmente, mas perde alguns benefícios. Ex.: Guarda Municipal - adicional noturno, horas-extra... . O servidor que tiver mais de 90 (noventa) dias de licença perde o direito da férias-prêmio, no referido quinquênio. Comissionados: A Licença para tratamento de saúde é expedida pela Junta Médica até 15 (quinze) dias, sendo que, durante esse período o servidor recebe normalmente. Acima de 15 (quinze) dias a licença é expedida pelo INSS, recebendo pelo mesmo órgão (INSS);

*Licença por motivo de doença em pessoa da família (efetivos) - A licença por motivo de doença em pessoa da família é um benefício concedido ao servidor para acompanhamento do tratamento do doente, quando ficar comprovado a necessidade do acompanhamento. Esta licença deve ser solicitada pelo médico da família e, posteriormente levada para Junta Médica para ser avaliado. Depois da avaliação da Junta Médica a licença sendo favorável será concedida.
Obs.: A licença será concedida sem prejuízo da remuneração durante 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período. Excedendo estes prazos o servidor perde a remuneração;

*Licença para acompanhamento de cônjugue (efetivos) - A licença para acompanhamento do cônjuge é um benefício concedido ao servidor para que o mesmo acompanhe o cônjuge, sabendo que o mesmo seja funcionário estadual ou federal, quando for transferido para outra localidade. A mesma deve ser requerida na Divisão de Protocolo com os devidos documentos comprovando que o cônjuge é funcionário estadual ou federal e foi realmente transferido.
Obs.: O afastamento só se dará após a conclusão do processo. Esta licença é concedida sem remuneração. Maiores informações: Departamento de Pessoal ou Assessoria Jurídica;

*Licença para atividade política (efetivos) - A Licença para atividade política é um benefício concedido ao servidor quando o mesmo resolve se candidatar a um cargo político. A partir do momento que o servidor público registra a sua candidatura junto ao T.R.E., ele pode comunicar o seu afastamento. Ele apenas precisa trazer o documento do registro de sua candidatura expedido pelo cartório eleitoral para a Divisão de Protocolo. Assim que acabar a campanha política o servidor é obrigado a voltar ao trabalho, independente do resultado. Se for eleito a cargo executivo ele só fica com esse cargo, mas se for eleito a um outro cargo que dê para conciliar ele pode continuar como servidor.
Obs.: O servidor não perde a remuneração durante esse período, exceto se ele tiver um cargo de confiança; aí ele perde a gratificação;


*Licença para o desempenho de mandato classista - A Licença para o desempenho de mandato classista é um benefício concedido ao servidor para o desempenho de mandato em confederação, federação ou sindicato. Esta licença é concedida somente através de disposição.
Obs.: O servidor não perde sua remuneração. No caso de servidores ocupantes de cargo em comissão ou função gratificada o mesmo deverá desincompatibilizar-se do cargo ou função;

*Licença à adotante - A licença à adotante é um beneficio concedido a servidora que adota ou obtiver a guarda judicial de uma criança. A servidora que adotar ou obtiver a guarda judicial de uma criança de até 1 (um) ano de idade tem direito a 90 (noventa) dias de licença com remuneração normal. Se a criança tiver mais de um ano de idade a licença será de 30 (trinta);

*Licença maternidade - É um benefício concedido a servidora que está gestante ou após o parto. Efetivas: A Licença Maternidade deve ser requerida na Junta Médica. A servidora poderá tirar sua licença a partir do 1º dia do nono mês de gestação.
Obs.: A servidora gozará de 120 (cento e vinte) dias de licença, sem prejuízo em sua remuneração. No caso de nascimento prematuro, a licença terá início a partir do parto. Comissionadas: A Licença Maternidade deve ser requerida no INSS. Pode ser requerida a partir do oitavo mês.
Obs.: O pai terá direito a 5 (cinco) dias consecutivos.

Fonte: SMARH


quarta-feira, 17 de março de 2010

29º Campeonato de Futebol Soçaite do Servidor Público

O Sindicato dos Trabalhadores do Municícpio de Goiânia (SindiGoiânia) promove campeonato de futebol soçaite. A A abertura da 29ª edição da competição será realizada no próximo sábado, 20, no SindClub, às 8h30, com a disputa entre Educação e Guarda Municipal. O campeonato vai até o dia 26 de junho.

São 14 times de diferentes instituições da Prefeitura de Goiânia como: Educação, Guarda Municipal, PAÇO, PROCON, Ministério Público, FINANÇAS, Saúde, AMMA, Câmara Municipal, SEDEM, Agência Municipal de Trânsito, COMURG, DERMU e SindClub.

1ª Rodada

EDUCAÇÃOX GUARDA MUNICIPAL - 20/03/2010

EDUCAÇÃOX SEDEM - 27/03/2010

EDUCAÇÃOX AMMA - 10/04/2010

EDUCAÇÃOX PAÇO - 17/04/2010

EDUCAÇÃOX SINDCLUB – 24/04/2010

EDUCAÇÃOX AMT – 01/05/2010

EDUCAÇÃOX FINANÇAS – 08/05/2010

Fonte: Prefeitura de Goiânia

quinta-feira, 11 de março de 2010

Concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás

O Governo de Goiás divulgou na terça-feira (9/3) o edital para o Concurso Público para Formação do Cadastro de Reserva para Cadetes e Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A realização do certame será de responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU). As inscrições começam no dia 10 de março e seguem até dia 4 de abril pela internet.

São 1 mil oportunidades para o cargo de soldado e 200 para cadete (aluno oficial BM). As duas funções exigem nível superior. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 10 de março e 4 de abril, nos sites www.sousandrade.org.br e www.fsadu.org.br. A taxa de participação é de R$ 75 para o cargo de soldado e R$ 85 para cadete.

O concurso será composto de prova de conhecimentos; investigação social e funcional; teste da aptidão física e avaliação médica e psicológica. A primeira etapa está prevista para o dia 18 de abril. De acordo com o edital, o resultado final do concurso deve ser publicado no dia 22 de junho.

Página da FSADU;
Download do edital;
Inscrições On line.

Fonte: Página do corpo de bombeiros na internet.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher!!!

Mulher da Vida, minha Irmã.

(Cora Coralina)

De todos os tempos.
De todos os povos.
De todas as latitudes.
Ela vem do fundo imemorial das idades e
carrega a carga pesada dos mais
torpes sinônimos,
apelidos e apodos:
Mulher da zona,
Mulher da rua,
Mulher perdida,
Mulher à-toa.

Mulher da Vida, minha irmã.

Pisadas, espezinhadas, ameaçadas.
Desprotegidas e exploradas.
Ignoradas da Lei, da Justiça e do Direito.
Necessárias fisiologicamente.
Indestrutíveis.
Sobreviventes.
Possuídas e infamadas sempre por
aqueles que um dia as lançaram na vida.
Marcadas. Contaminadas,
Escorchadas. Discriminadas.

Nenhum direito lhes assiste.
Nenhum estatuto ou norma as protege.
Sobrevivem como erva cativa dos caminhos,
pisadas, maltratadas e renascidas.

Flor sombria, sementeira espinhal
gerada nos viveiros da miséria, da
pobreza e do abandono,
enraizada em todos os quadrantes da Terra.

Um dia, numa cidade longínqua, essa
mulher corria perseguida pelos homens que
a tinham maculado. Aflita, ouvindo o
tropel dos perseguidores e o sibilo das pedras,
ela encontrou-se com a Justiça.

A Justiça estendeu sua destra poderosa e
lançou o repto milenar:
“Aquele que estiver sem pecado
atire a primeira pedra”.

As pedras caíram
e os cobradores deram s costas.

O Justo falou então a palavra de eqüidade:
“Ninguém te condenou, mulher...
nem eu te condeno”.

A Justiça pesou a falta pelo peso
do sacrifício e este excedeu àquela.
Vilipendiada, esmagada.
Possuída e enxovalhada,
ela é a muralha que há milênios detém
as urgências brutais do homem para que
na sociedade possam coexistir a inocência,
a castidade e a virtude.

Na fragilidade de sua carne maculada
esbarra a exigência impiedosa do macho.

Sem cobertura de leis
e sem proteção legal,
ela atravessa a vida ultrajada
e imprescindível, pisoteada, explorada,
nem a sociedade a dispensa
nem lhe reconhece direitos
nem lhe dá proteção.
E quem já alcançou o ideal dessa mulher,
que um homem a tome pela mão,
a levante, e diga: minha companheira.

Mulher da Vida, minha irmã.

No fim dos tempos.
No dia da Grande Justiça
do Grande Juiz.
Serás remida e lavada
de toda condenação.

E o juiz da Grande Justiça
a vestirá de branco em
novo batismo de purificação.
Limpará as máculas de sua vida
humilhada e sacrificada
para que a Família Humana
possa subsistir sempre,
estrutura sólida e indestrurível
da sociedade,
de todos os povos,
de todos os tempos.

Mulher da Vida, minha irmã.


Homenagem do Blog do Servidor ao Dia Internacional da Mulher!!!

Parabéns!!!

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de curso de qualificação

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram hoje de nova etapa do Curso Nacional Qualificação de Gestores , na Escola de Saúde Pública. A capacitação, que começou no final do ano passado, visa o aprimoramento do atendimento aos usuários do SUS, por meio da otimização das gestões. A atividade contou com a presença do ex-secretário municipal de Saúde de Goiânia Libânio de Morais Neto, que atualmente ocupa cargo de diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Confira os assuntos abordados no curso:


Fonte: Prefeitura de Goiânia

quinta-feira, 4 de março de 2010

Ônibus 24 horas será lançado na próxima semana

A pedido do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) lança na semana que vem o atendimento 24 horas no sistema de transporte. A medida será implementada em linhas que atendem as avenidas T-7, T-9, 85, e Aparecida de Goiânia, na região do Setor Garavelo.
Segundo o presidente da CMTC, Marcos Massad, a escolha do atendimento seguiu pesquisa e estudo de demanda de passageiros e regiões. “Vamos oferecer ao profissional que trabalha na madrugada a opção de deslocamento nesse horário. Sabemos que há um grande número de pessoas que trabalham em bares, restaurantes, boates, padarias e hotéis e que necessitam desse serviço. Uma preocupação do prefeito Iris”, afirma Massad.

Os detalhes do projeto e da sua implementação serão apresentados por Marcos Massad em coletiva de imprensa, ainda a ser agendada.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Educadores recebem qualificação para ensino especial

O Centro Municipal de Apoio à Inclusão (Cmai) Brasil di Ramos Caiado promove amanhã, 5, às 8 horas, uma palestra na Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito, localizada na Região Noroeste da cidade. O tema abordado será: O Impacto do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDA-H) na Escola.
O objetivo é qualificar os profissionais educadores e administrativos da unidade para que eles possam ter maior conhecimentos das limitações impostas pela TDAH, e sobre as possibilidades de melhora no rendimento escolar dos alunos.
A palestra será ministrada pela psicóloga especialista em Neuropsicologia, Aline Melo Martins Andrade, e pela também psicóloga e especialista em Recursos Humanos, Wanessa Fátima do Nascimento, ambas tratarão o tema com o intuito de esclarecer os profissionais de maneira geral para que a estadia dos alunos dentro da escola seja de total aproveitamento e evolução do quadro social e educativo.

Cmai

Os Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai), implantados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) atuam no suporte ao aprendizado de estudantes com necessidades educacionais especias e também apoiam suas famílias. Os alunos da Rede Municipal de Educação (RME) recebem acompanhamento pedagógico, terapêutico e psicológico. Além disso, professores, coordenadores pedagógicos e funcionários administrativos também recebem apoio.
Segundo a diretora do Cmai Brasil di Ramos Caiado, Mércia Rosana Chavier, a função do trabalho desenvolvido não e só com o educando, mas também com os educadores, oferecendo total orientação para que eles possam desenvolver seus trabalhos de forma qualificada na área .
“Procuramos atender as unidades educacionais da melhor maneira possível e, como nesse caso, faremos o atendimento in loco, ou seja, levaremos a palestra até a escola, onde acontece o processo educativo”, diz.
Além dos profissionais dessa escola, a família das crianças com necessidades especiais diagnosticadas, recebem constantes atendimentos nas unidades dos Cmais, sendo assim, Educação e família estão unidas em prol do melhor desempenho e desenvolvimento desses alunos dentro e fora da escola.

Serviço

Assunto: Palestra sobre o Impacto do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

Data: 05/03/2010 (amanhã)

Local: Escola Municipal Amâncio Seixo de Brito

Horário: 8horas

Contato: Assessoria de Comunicação – SME

Fonte: Prefeitura de Goiânia

quarta-feira, 3 de março de 2010

Revista divulga projetos de Educação Infantil

Durante a 5ª Conferência da Educação Infantil, que será realizada no próximo dia 5, a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançará a revista 'Educação Infantil - Tecendo sua História”, que apresenta uma coletânea de artigos elaborados pelos profissionais da Divisão de Educação Infantil da SME.
Os textos relatam experiências desenvolvidas na Educação Infantil que foram premiados pelo concurso “Educação Infantil Tecendo sua História”, de 2005 a 2009. “A Rede Municipal de Educação vem promovendo um intenso trabalho para a qualificação nessa modalidade de ensino. A revista irá, portanto, contribuir para o conhecimento e reconhecimento da atuação docente do professor, que atua nas unidades educacionais”, afirma a diretora da Divisão de Educação Infantil da SME, Lola Sandra Monteiro Borges. Ela esclarece que os relatos das práticas pedagógicas demonstram que os projetos, desenvolvidos pela Secretaria, têm contribuído para a aprendizagem dos alunos ou educandos.
Para Lola, os profissionais devem ser valorizados pelo seu bom desempenho profissional. 'Quando divulgamos os trabalhos premiados, é uma maneira de reconhecer o profissionalismo de todos que se engajam em trabalhos importantes para a Educação Infantil. O objetivo da revista, além de tornar conhecidos destes projetos, é incentivar os profissionais, socializar experiências e promover a reflexão', destaca.

Concurso

O projeto “Educação Infantil Tecendo sua História”, criado em 2005, premia projetos desenvolvidos na educação infantil e visa garantir o reconhecimento das ações pedagógicas que se destacaram e colaboraram para o desenvolvimento das crianças matriculadas nas unidades educacionais, vinculadas e em convênio com a SME.
Constatou-se, nas edições anteriores, que as inúmeras experiências positivas, desenvolvidas pelos CEMEIs e Escolas de Educação Infantil, ligadas à Rede Municipal de Ensino, necessitavam ser sistematizadas e socializadas entre os profissionais que atuam ali, uma vez que os trabalhos ficavam restritos ao seu local de aplicação. Esses projetos já identificados, bem como muitos outros, ainda não divulgados, são propostas que fundamentam os “Saberes sobre a Infância: a Construção de uma Política de Educação Infantil, da SME”. A qualidade destes consiste na relevância quanto à promoção do bem estar e o desenvolvimento integral da criança.

Serviço:
Assunto: Lançamento da revista 'Educação Infantil Tecendo sua História”
Data: 5/03/2010
Horário: 8 horas
Local: Teatro Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções - Rua 4, nº 1400, centro
Contato: Assessoria de Comunicação - 3524-5054

Fonte: Prefeitura de Goiânia

terça-feira, 2 de março de 2010

Vote na nova enquete do Blog do servidor!!!

O blog do servidor apresenta uma nova enquete: "O que achou das mudanças no tranporte coletivo de Goiânia e da região metropolitana?" O objetivo é saber se as mudanças no transporte coletivo agradaram àqueles que dependem dele.
Dê sua opinião. A enquete está localizada no canto superior direito da página.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Programa Mais Educação seleciona monitores

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove processo seletivo para a escolha de monitores que irão atuar nas 38 unidades educacionais do município, junto ao Programa “Mais Educação”. São previstas atividades em diferentes áreas como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, direitos humanos, cidadania, cultura, artes, inclusão digital, saúde, alimentação e prevenção.

O “Mais Educação”, instituído em abril de 2007, é direcionado às crianças, aos adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico. O Programa foi criado por meio de Portaria Normativa Interministerial e tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no País, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino. A iniciativa é implementada com o apoio dos Ministérios da Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social.

O foco é a melhoria do rendimento do aluno, bem como o aproveitamento do tempo escolar. Os alunos participam das atividades - educativas, artísticas, esportivas e de lazer - no turno contrário ao das aulas regulares. Para a realização dessas oficinas, que devem totalizar carga horária mínima de sete horas diárias, cada escola receberá Kits contendo materiais de apoio específicos.

Ao todo 1,4 milhão de alunos do ensino fundamental de 47 cidades do País, entre capitais e municípios com mais de 200 mil habitantes, serão beneficiados, neste ano, com o programa “Mais Educação”, do Ministério da Educação (MEC). Pretende-se reduzir a evasão, reprovação e desenvolver a formação integral do aluno.

Segundo a diretora da Divisão de Ensino Fundamental da Infância e Adolescência (Defia) da SME e coordenadora do projeto, Marcia Rejane Martins, o projeto promove a inclusão social e contribui para a a formação integral do aluno.

Oficineiros

Nas escolas que integram o programa, será escolhido um professor para coordenar as ações de implementação da educação integral e também monitores, para o desenvolvimento das atividades. O coordenador comunitário deverá ser um professor a mais, que será lotado na escola, e o monitor receberá uma ajuda de custo de R$ 60,00, por atendimento em cada oficina, que será realizada 2 vezes por semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-8948.

Fonte: Prefeitura de Goiânia